05-12-2011, 07:18 PM
Senhores, venho aqui falar sobre uma doença que atinge muito mais os homens do que as mulheres, sendo que estas, quando vem a ter, é somente após a menopausa. Meu pai sofre desse mal e eu já presenciei várias crises que ele teve e posso afirmar: a gota é uma doença dolorosa e debilitante ao extremo. Segue um excelente artigo do site ABC da saúde:
Leia o artigo completo em:
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?219
Citar:GOTA
Gota é uma doença caracterizada pela elevação de ácido úrico no sangue e surtos de artrite aguda secundários ao depósito de cristais de monourato de sódio.
A concentração normal de ácido úrico no sangue é até 7,0 mg/100ml. Dependendo do país estudado, pode chegar a 18% a população com ácido úrico acima de 7mg%. Entretanto, somente 20% dos hiperuricêmicos terão gota. Ou seja, ter ácido úrico alto não é igual a gota.
É importante detectar quem tem ácido úrico elevado pois muitas vezes esses indivíduos têm pressão alta, são diabéticos e têm aumento de gordura no sangue com aterosclerose e a descoberta da hiperuricemia faz com que indiretamente sejam diagnosticados os problemas sérios que já existiam.
Outro risco para hiperuricemia é desenvolver cálculos renais de ácido úrico ou, raramente, doença renal.
É uma doença de homens adultos. As mulheres passarão a ter crise de gota após a menopausa. Pode haver diagnóstico de gota em homem e mulher jovem mas certamente são situações raras.
Leia o artigo completo em:
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?219