• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Saúde Complexo de Édipo.
Páginas (2): « Anterior 1 2
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Complexo de Édipo.
Offline Ajax
O ex-comuna da real!
**
Tópicos: 13
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
05-12-2014, 07:12 PM
(05-12-2014, 03:33 PM)Mandrake Escreveu: Serviço de Releitura Realista

Tópico FUDEROSO!

Deveria ser obrigatório para juvenas.

Pra quem sabe inglês, segue um vídeo de um dos maiores estudiosos em cultura comparada falando dos efeitos dos rituais em transformar meninos em homens
.

O livro no more nice guy tb da uma boa base sobre esse assunto!

Fascinante

OBRIGADO PELO SERVIÇO DE RELEITURA.
''Im gonna shove that bat up your ass, and turn you into a popsicle''
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Aquiles
Veterano
Tópicos: 25
Curtido: 3 vezes em 3 posts
Posts que curtiu: 7
05-12-2014, 09:31 PM
Show ContentSpoiler:
(16-08-2013, 10:43 AM)Heavy Metal Escreveu: Bom dia, confrades.

Eu sempre vi o Mandrake falando que temos que parar de projetar a mãe nas mulheres que nos relacionamos.
Não sei se já existia tópico sobre isso, se existir, me desculpem.
Eu quis criar esse tópico para trazer a discussão para cá. Vou contar um pouco do meu caso:

Sempre projetei a mulher ideal nos meus relacionamentos, eu não diria exceção, mas que sempre chegava perto. Na verdade, nunca projetei a minha mãe, pois, mesmo na Matriz, eu percebia que ela passava longe desse modelo.
Pensando hoje, consegui chegar a "mulher" que me inspirou essa projeção. A nossa querida Adrian Balboa. Eu sempre quis ter uma esposa como ela. Quem assistiu aos filmes, sabe que não preciso tecer comentários.
Posso dizer que, infelizmente, foi a Adrian que me afundou na Matriz. Eu digo infelizmente, porque ela é um modelo de mulher honrada. Os outros fatores que me fizeram afundar na Matriz foram:
- Ter sido educado pela mãe ( meu pai foi negligente ), minha mãe sempre dizendo que o bom homem trata a mulher como uma rainha, e que as mulheres retribuíriam esse tratamento;
- Uma tia que sempre me chamava de machista quando eu questionava as coisas;
- Filmes românticos;
- Músicas imbecis.

Mas o fator principal foi ter sempre projetado, ficar esperando que as mulheres se comportassem como a personagem da Adrian. Eu até criei um tópico, com um texto do NA falando disso, chamado o "Nosso maior erro".

Mandrake, eu nem sabia que você é psicólogo. É possível eu me livrar totalmente disso? Visto que, mesmo Realista, eu ainda tenho vontade de ter uma esposa como essa personagem?
É possível chegar nesse ponto de desapego que você prega, de olhar para as mulheres apenas como fêmeas para o sexo?
Visto que no livro do Spirit diz que uma companheira é uma necessidade do homem. Visto que o NA diz que precisamos das mulheres, não só para a cópula.

E a última pergunta: eu me enquadro nesse complexo de Édipo, mesmo idealizando uma mulher que não é a minha mãe?

Um grande abraço!

Teorias psicanalítica, de Freud, complexo de édipo.

Não acho que projete minha mãe. Mas sem dúvidas tenho carência afetivas q não foram supridas por ela, e isso faz com que eu busque em um relacionamento, muito mais o ato de carinho e companheirismo do que o ato sexual por si só.

Certos acontecimentos também fizeram com que durante muito tempo colocasse a mulher em um pedestal, e idealizasse tanta a fêmea como relacionamentos românticos, o que na prática costumava causar bastante frustração, pois os sonhos não condiziam com a realidade.

Não acredito que olhar para as mulheres apenas como "fêmeas para sexo" seja de algum modo produtivo. Certamente um relacionamento sério não pode ser pautado somente em conjunção carnal. Isso significa objetificar o amor, o q (erroneamente) grande parcela da nossa sociedade já vem se fazendo a bastante tempo.

Filmes, músicas, orientações erradas, muitos de nós tivemos, e não há muito o q fazer com esse passado, a não se construir um futuro mais realista do que a uma das muitas mentiras a que fomos levados a acreditar.

Com relação a Adrian, não a vejo como um modelo de mulher ideal, mas sim o conjunto, o casal Rocky e Adrian são um bom modelo que por muito tempo perdurou em minhas fantasias, pois acredita que aquilo era belo exemplo de casal.

Alias Rocky é um grande exemplo de superação, me inspiro muito nele.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Mandrake
Veterano
Tópicos: 0
Curtido: 7 vezes em 7 posts
24-11-2015, 04:35 AM
Tópico para Novatos e Juvenis.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Bean
Veterano
Tópicos: 3
Curtido: 25 vezes em 15 posts
24-11-2015, 10:43 AM
Muito Bom!!

Não tinha lido ainda, então todos passamos pelo complexo de Édipo o problema é quando ele se torna mal resolvido, quando não nos recuperamos do trauma que o amor não é unica e exlucisivamente do filho ? nos tornamos igual o pai para termos alguem como nossa mae quando não nos curamos do trauma.

Meu pai foi totalmente ausente, desde minha infancia até agora, mas nao identifico esses pontos de querer ser igual a mãe ou ser oprimido e controlado psicologicamente pela mãe pela definição de PAI VIRTUAL, ou idealizar uma mulher igual a ela, acredito que isto aconteça pois muitas mães nessa situação querem se tornar a heroina, querem mostrar para os filhos, e marido, o que seu pai perdeu e não uma pessoa normal com acertos e erros, vitória e fracasso.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Deuxcartes
The Heathen Machine
Tópicos: 5
Curtido: 6 vezes em 6 posts
24-11-2015, 09:17 PM
Confesso que na faculdade aprendi a ter aversão à Psicanálise em detrimento de outras perspectivas teóricas, embora não sou religioso, e creio que isso é prejudicial para a formação de uma ciência séria. Vou ler com atenção esse tópico e ver se esclarece esses pontos, coisa que os professores manguados que tive lá nunca conseguiram fazer.

O mandrake se não me engano também tem um tópico sobre a abordagem de Erick Erickson que é muito boa.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Aquiles
Veterano
Tópicos: 25
Curtido: 3 vezes em 3 posts
Posts que curtiu: 7
24-11-2015, 11:16 PM
Freud criou toda uma teoria em cima de suas disfunções sexuais. Algo nisso pode até ter um fundo de verdade ou logicidade, mas naturalmente tudo distorcido.
[+]
  •
Procurar
Responder
Ausente Marcílio
Veterano
Tópicos: 11
Curtido: 46 vezes em 38 posts
Posts que curtiu: 56
25-11-2015, 12:05 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 25-11-2015, 12:14 AM por Marcílio.)
(05-12-2014, 09:31 PM)Aquiles Escreveu: Teorias psicanalítica, de Freud, complexo de édipo.

Não acho que projete minha mãe. Mas sem dúvidas tenho carência afetivas q não foram supridas por ela, e isso faz com que eu busque em um relacionamento, muito mais o ato de carinho e companheirismo do que o ato sexual por si só.

Certos acontecimentos também fizeram com que durante muito tempo colocasse a mulher em um pedestal, e idealizasse tanta a fêmea como relacionamentos românticos, o que na prática costumava causar bastante frustração, pois os sonhos não condiziam com a realidade.

Não acredito que olhar para as mulheres apenas como "fêmeas para sexo" seja de algum modo produtivo. Certamente um relacionamento sério não pode ser pautado somente em conjunção carnal. Isso significa objetificar o amor, o q (erroneamente) grande parcela da nossa sociedade já vem se fazendo a bastante tempo.

Filmes, músicas, orientações erradas, muitos de nós tivemos, e não há muito o q fazer com esse passado, a não se construir um futuro mais realista do que a uma das muitas mentiras a que fomos levados a acreditar.

Com relação a Adrian, não a vejo como um modelo de mulher ideal, mas sim o conjunto, o casal Rocky e Adrian são um bom modelo que por muito tempo perdurou em minhas fantasias, pois acredita que aquilo era belo exemplo de casal.

Alias Rocky é um grande exemplo de superação, me inspiro muito nele.

Carência afetiva é foda....

Também sou meio assim. Mas não culpo minha mãe, que apesar de ser bruta e excessivamente autoritária, ainda foi honrada.

Esse é o mal do isolamento social também.

Isso acaba criando pontos não preenchidos que quando aparece uma e preenche, cê fica de quatro abanando o rabinho. Lá no MR consagraram no ano passado o termo pra designar isso com base no relato de um paspalho por lá: "chá de carícias".

De uns tempos pra cá comecei a ter consciência disso e a combater com desapego. Mas que é foda, é.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline DiCaprio
Búfalo
**
Tópicos: 27
Curtido: 25 vezes em 18 posts
Posts que curtiu: 15
05-01-2016, 05:59 PM
Também partilho da opinião do Aquiles. Não acredito muito nessa de ver a mulher somente para sexo ou de viver sozinho plenamente.

Acredito que tem como curar a carência excessiva que nos fora doutrinada pela mídia ou mães, etc.

O mais engraçado é que minha mãe sempre me deu carinho e quando mais velho me ensinava que são deve ser bonzinho essas coisas, meu pai exemplo de homem viril e presente.

O meu erro foi acreditar inocentemente na mídia na parte de relações sociais. Mesmo eu tendo uma boa influência em casa tive o problema da carência emocional. Até eu me fuder kkk.

Depois de um ano e meio sem me relacionar com ninguém consegui um certo nível de desapego, foquei nos estudos, engoli os materiais da real, fiz meu curso técnico, aprendo outro idioma, etc. Mesmo com tudo isso não possuo desapego total, reduziu muito, muito mesmo, porém acho que o desapego total é meio utopia, ainda mais na minha idade (19). Acho também que é meio genético isso. Igual Mandrake disse, cada um é cada um.

Enviado de meu D5803 usando Tapatalk
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline John
Veterano
Tópicos: 7
Curtido: 107 vezes em 39 posts
Posts que curtiu: 9
05-01-2016, 08:01 PM
Tópico enriquecedor. Obrigado.
[+]
  •
Procurar
Responder
Páginas (2): « Anterior 1 2

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo