18-09-2015, 09:06 AM
Concurso publico na atua conjuntura do Brasil e o melhor caminho na minha opiniao logico.
A real sobre concursos
|
18-09-2015, 09:06 AM
Concurso publico na atua conjuntura do Brasil e o melhor caminho na minha opiniao logico.
18-09-2015, 01:56 PM
Eu acredito que a melhor maneira de melhorar o serviço público no Brasil é os realistas conseguirem esses cargos.
18-09-2015, 03:40 PM
(18-09-2015, 01:56 PM)SrSucesso Escreveu: Eu acredito que a melhor maneira de melhorar o serviço público no Brasil é os realistas conseguirem esses cargos. Concordo! Podemos nos considerar exceção desses funcionários corruptos, que visam apenas sugar o dinheiro público. Além disso, se comparado a média brasileira, temos um bom desenvolvimento (pessoal, intelectual etc.), que agregaria bastante ao serviço público. Ainda, tem o fator de ser exemplo à outros funcionários. Resumidamente, quanto mais realistas conseguissem uma vaga no setor público, melhor seria para o avanço do Brasil! :likeaboss Entre o preto e o branco, existe o cinza.
19-09-2015, 09:40 AM
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 19-09-2015, 09:45 AM por Heron.)
Eu já fui funça, então sei como é.
Existem funções públicas onde você pode se realizar profissionalmente e ter a sensação de estar prestando serviço à coletividade: Policiais, médicos, bombeiros, professores, etc... Mas se você conhece a real e entra para uma função subalterna burocrática-administrativa de algum órgão publico, seja do executivo, legislativo ou judiciário vai se decepcionar. Você não tem autonomia para nada, é só uma engrenagem brilhante numa máquina enferrujada. Você está amarrado à pessoas com interesses difusos, numa organização com objetivos incertos. Imagine um realista engenheiro recém-formado entrando na Petrobras, por exemplo. Ele acha que está lá para produzir derivados de modo eficiente e baixo custo. Mas está enganado, vai descobrir que a produção é algo secundário à função política da empresa. A empresa está lá para dar poder ao Estado. Isso pode ser bom ou ruim, dependendo de quem governa. Se for conveniente para o governo que a empresa não produza nada, é isso que vai acontecer, mesmo que vá contra o interesse do país. Orgãos publicos estão lá para servir ao Estado, e em princípio o Estado responde aos eleitores. Existem países onde isso acontece, mas o nosso não é um deles. O funcionário público trabalha para o Estado. Se o Estado não gostar da sua atuação, esse nunca vai sair de uma função subalterna inofensiva. Para progredir o funça precisa estar alinhado com os interesses do órgão onde trabalha. Mesmo no caso de um médico, por exemplo, sua capacidade de realizar seu trabalho vai depender do governo. Temos hospitais com médicos mas sem remédios. Por mais realista que você seja, vai dançar conforme a música. Fai fazer o que lhe é possível, vai se esforçar e comprir sua missão do jeito que der. Mas vai se frustrar. Vai chegar ao ponto em que vai se perguntar se vale a pena engolir tantos sapos e sorrir para pessoas que mereciam estar em cana. Claro que isso existe também na iniciativa privada. Apenas o objetivo é mais claro. Uma fábrica de pregos objetiva produzir pregos. Qualquer funcionário sabe que seu emprego depende dos pregos que saem da expedição. Os supevisores, gerentes e diretores podem ter seus objetivos dentro da fábrica, mas ainda assim precisam produzir pregos. Meu chefe não precisa gostar de mim, mesmo que ele me odeie, se eu produzir pregos eu estarei bem, pois ele teria que justificar para seus superiores por que me tirou para colocar o sobrinho inexperiente. Mas no serviço público as relações políticas é que imperam. Penso que existem poucos realista no setor público devida a isto ser um grande desafio para eles: Manter suas convicções dentro de um esquema corrompido. Claro que quanto mais homens honestos houver na área pública e na política melhor para o país. Estas pessoas estão se sacrificando pelo que acreditam, mas é uma tarefa enorme e desgastante. Os que consguem tem o meu respeito. Se você quer apenas um emprego estável e tranquilo, é uma boa opção. Só precisa estômago forte e saber ser dissimulado. Mas talvez tenha que abrir mão do seu desenvolvimento para poder se encaixar.
21-10-2015, 01:51 PM
Serviço público em geral é extremamente ineficiente.
Precisamos de uma reformulação tanto nele quanto na política. Muita coisa tem que mudar nesse País, a começar pela mentalidade do povo.
21-10-2015, 03:37 PM
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 21-10-2015, 03:39 PM por belial.)
Exatamente o que o Heron disse, nada a acrescentar.
Quando você entra na engrenagem pública vai perceber que não há nada que possa fazer nem para mais nem para menos, ocorrem em diversas ocorrências episódios em que eu fiquei perplexo pelo que aconteceu com os autores, mesmo que a lei diga uma coisa totalmente diferente, acho na minha humilde opinião que querendo ou não, as vagas estarão lá e se forem preenchidas por realistas seria melhor, apesar de não fazer tanta diferença na prática infelizmente, e este país precisa de sangue novo, a geração engessada está saindo.. Da política, do judiciário, da maquina pública em geral, acredito que novos desideratos promissores virão, ainda que lentamente....
MEU RELATO: http://legadorealista.com/fdb/showthread.php?tid=5302&highlight=relato+destruidor+vergonhoso
21-10-2015, 05:26 PM
O país oprime a iniciativa privada e reserva cargos e postos públicos com remuneração alta, estabilidade, status social e uma série de vantagens, o que uma pessoa vai preferir? Se a iniciativa privada não estivesse sendo oprimida vocês acham que os concurso públicos seriam tão concorridos?
21-10-2015, 06:36 PM
Não existe melhor coisa do que advogar contra o Estado. É tanta falhas e amadorismo, meu deus do céu.
21-10-2015, 06:48 PM
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 21-10-2015, 06:49 PM por Tiago Sorine.)
(18-09-2015, 03:40 PM)Mad Escreveu:(18-09-2015, 01:56 PM)SrSucesso Escreveu: Eu acredito que a melhor maneira de melhorar o serviço público no Brasil é os realistas conseguirem esses cargos. A solução do serviço público passa pela diminuição do Estado e dos cargos oferecidos por ele. Claro que para o Estado funcionar não basta que ele seja pequeno, mas que existam pessoas que nele operem. Então que essas pessoas sejam pelo menos concursadas. O problema no Brasil é que criou um cabide de emprego quando se fala em concursos. São criadas agências e cargos que ninguém sabe pq existem, cursinhos e mais cursinhos preparatórios (?) para concursos pipocam aos montes. Até a profissão concurseiro, as pessoas dizem que são. Não precisamos que realistas assumam o serviço público. Precisamos de pessoas decentes, honestas, que primeiramente valorizem o posto que assumem dentro do Estado e que os cargos em comissão e livre nomeação desapareçam em quase 90% dos que existem hoje. Mas a esquerda sabe que quanto maior e mais inchado o Estado, melhor então vivemos nesse caos de serviço público no país onde nada funciona. Estimule a iniciativa privada, o empresário, o empreendedor e diminua um pouco dos salários do funcionários públicos, sejam agentes, juiz, desembargadores, ministros, assessores, oficiais de justiça, técnicos e analistas. Eles merecem ganhar bem, mas não pode haver essa disparidade de salários para a iniciativa privada e todas essas benesses. Que entre para o serviço público quem tem vocação e não pelos altos salários, pela têta gostosa do governo. É meio que utopia face ao Estado gigante e esquerdoso que vivemos. Mas a solução é bem simples.
22-10-2015, 07:07 PM
O Brasil é assim desde o tempo que era colônia. Vocês acham que um dia isso vai mudar?
|
usuários a ver este tópico: |
1 Visitante(s) |