22-03-2020, 08:48 PM
Não só de escrita, mas também de fala, pois não aprendemos corretamente quabdo crianças e há quem considere que corrigir seja "preconceito linguístico". Não caiam nesta furada! Toda empresa, mesmo as mais descoladinhas e moderninhas, levam em conta estas questões e também vários pontos são descontados em redações de vestibulares, enem e outros processos avaliativos. Mesmo que não exista nada disto em sua realidade, ainda assim, penso que devemos saber e praticar o que é certo apenas porque é o certo!
Neste fórum, vejo muitas postagens boas e bem escritas, mas vou listar alguns dos erros que já vi outros membros cometerem, que talvez cometam na vida real:
À A NA AO NO preposição
Na e no são feminino e masculino. Usa-se quando se está em algun lugar fixo. Por exemplo, eu estou NO meu quarto.
Ao é masculino de a craseado e se utiliza quando se vai A algum lugar. A sem crase é antes de masculino ou plural. Crase só se for femino e singular, a não ser a versão às que vai antes de plural, sempre feminino. Exemplos:
Vou à casa da minha namorada amanhã.
Fui ao batizado do meu vizinho ontem.
Irei a muitos lugares nas férias.
Fomos às festas que nos convidaram.
Fui AO trabalho NO ônibus.
Você vai À igreja na carona da moto.
MAS e MAIS
Vírgula antes de MAS.
MAS pode ser trocado por PORÉM, TODAVIA, ENTRETANTO, CONTUDO... Inicia uma oração que terá sentido antagônico à oração anterior. Ex.:
Quero comprar um carro, MAS não tenho dinheiro.
MAIS é antônimo de MENOS. Indica comparação ou contagem. Ex.:
Tenho MAIS experiência que o outro candidato à vaga.
Chegaram MAIS dois moradores novos ao prédio.
HÁ AH A
Já escrevi um pouco sobre a crase. Agora, outros usos do fonema A:
HÁ- verbo faz ou tem. Ex.:
HÁ quanto tempo que não nos víamos?
Na geladeira, HÁ duas latas de cerveja.
AH- interjeição.
AH, que saudades desses viados!
A como preposição sem crase antes de verbos, masculino, plural e pronomes.
Não tenho nada A declarar.
Já fiz muitos favores A vocês.
Conforme lembrarem, escrevam também erros de Língua Portuguesa que vocês não suportam.
Obs.:
Talvez tenham ocorridos erros de digitação e peço desculpas, mas creio que a mensagem foi passada.
Neste fórum, vejo muitas postagens boas e bem escritas, mas vou listar alguns dos erros que já vi outros membros cometerem, que talvez cometam na vida real:
À A NA AO NO preposição
Na e no são feminino e masculino. Usa-se quando se está em algun lugar fixo. Por exemplo, eu estou NO meu quarto.
Ao é masculino de a craseado e se utiliza quando se vai A algum lugar. A sem crase é antes de masculino ou plural. Crase só se for femino e singular, a não ser a versão às que vai antes de plural, sempre feminino. Exemplos:
Vou à casa da minha namorada amanhã.
Fui ao batizado do meu vizinho ontem.
Irei a muitos lugares nas férias.
Fomos às festas que nos convidaram.
Fui AO trabalho NO ônibus.
Você vai À igreja na carona da moto.
MAS e MAIS
Vírgula antes de MAS.
MAS pode ser trocado por PORÉM, TODAVIA, ENTRETANTO, CONTUDO... Inicia uma oração que terá sentido antagônico à oração anterior. Ex.:
Quero comprar um carro, MAS não tenho dinheiro.
MAIS é antônimo de MENOS. Indica comparação ou contagem. Ex.:
Tenho MAIS experiência que o outro candidato à vaga.
Chegaram MAIS dois moradores novos ao prédio.
HÁ AH A
Já escrevi um pouco sobre a crase. Agora, outros usos do fonema A:
HÁ- verbo faz ou tem. Ex.:
HÁ quanto tempo que não nos víamos?
Na geladeira, HÁ duas latas de cerveja.
AH- interjeição.
AH, que saudades desses viados!
A como preposição sem crase antes de verbos, masculino, plural e pronomes.
Não tenho nada A declarar.
Já fiz muitos favores A vocês.
Conforme lembrarem, escrevam também erros de Língua Portuguesa que vocês não suportam.
Obs.:
Talvez tenham ocorridos erros de digitação e peço desculpas, mas creio que a mensagem foi passada.