*Não sei se esta é a área correta. Se não for, pode mover o tópico, por favor.
Parte 1: Indo contra o sistema
Estive recentemente em uma defesa da pós-graduação. Como é de praxe, há alguns professores para analisar seu trabalho final. Além do meu orientador, havia um professor (autoridade reconhecida do assunto) e dois professores da mesma instituição.
Apresentei muito bem o trabalho e posicionei-me para receber as críticas do trabalho final.
Falou o primeiro professor, o que mais manjava do assunto. Elogiou o meu trabalho. Tirou dúvidas. Apontou erros e fez perguntas para testar se eu realmente sabia do que eu estava falando. Não houve problema. Teve até piadinha e momento descontraído.
Eis que veio a professora da instituição. O ódio saltava dos olhos dela. O tom foi na base do esculacho. Mas mantive a postura séria, calma e centrada.
Toda a crítica que ela fazia, era infundada e eu provava que ela estava errada. Foram vários "faltou colocar isso" e eu "mas está aqui, página x". Mas mesmo assim, na maior cara de pau, forçava a barra para dizer que "tem que melhorar" ou "colocar mais em evidência". O momento áureo foi quando ela fez uma pergunta absurda, eu respondi com breve tom de obviedade e ela falou: "não foi isso que eu perguntei". Nessa altura do campeonato, eu já estava de saco cheio da mulher querer me tirar para otário e simplesmente não respondi e fiquei olhando seriamente para ela. Ficou um momento de silêncio, o professor que manjava, todo sem graça e percebendo que a mulher estava de sacanagem, tentou quebrar o gelo dizendo: "acho que ela quis perguntar isso". Eis que respondi: "mas ela perguntou isso, então eu respondi aquilo".
Relatam os espectadores que o tom que eu usei para falar isso mortal (o que eu fiz de propósito foi ignorar a pergunta da professora estressada, mas o tom de minhas respostas continuaram sérios e centrados, se houve mudança foi inconsciente), uma espécie de 'não vou mais tolerar essas baboseiras da sua parte'. Não sei se foi por causa disso, mas a partir dai ela diminuiu o tom da voz e abaixou a bola. No final, até fez críticas ponderáveis.
Então veio o terceiro professor e também usou o tom de esculacho, mas ao contrário da outra, fazia colocações pertinentes e que contribuiu bastante, embora tenha falado muita bobagem também. A única parte mais tensa foi quando ele tentou invalidar um esforço do meu trabalho, porque ele não tinha gostado, porque não acreditava e fez toda uma falácia de apelo ao ridículo. Aí eu respondi: "bom professor, os dados são esses. Se você não concorda com eles, é na bancada que se resolve o problema e não com 'eu acho'. Você pode não concordar com o método, pois como ficou claro, eu fiz uma estimativa, mas não pode afirmar com certeza que o resultado está errado. O método pode ser ruim na sua opinião, mas ele não é incoerente". Diz a platéria que eu falei isso com uma autoridade incrível de modo que estava embutido a seguinte mensagem 'não adianta tentar me ridicularizar, eu não sou burro'. Não sei se foi por causa disso, mas ele também deu uma abaixada de bola depois disso.
Apesar de todo o esculacho, eu permaneci calmo, tranquilo, não fiquei nervoso, não aumentei a altura da voz. Foi uma apresentação dura, mas a palavra de ordem que me preparou espiritualmente foi: autoridade e segurança. Foi assim que eu permaneci do começo até o final e por isso não me deixei abalar com a intimidação. Antes dela ter ficado no vácuo, era percebível que quanto ela tentava me intimidar, mais irritada ela ia ficando.
Devo esta performance a Real. Como diz um amigo meu: "abaixar a cabeça só para Deus".
Deu tudo certo. Consegui o certificado.
Outro dia escrevo aí a Parte 2 (o feedback de quem viu da platéia a minha apresentação) e a Parte 3 (quando a professora estressada estava presente na apresentação de uma amiga minha).
Parabéns pela defesa...A título de curiosidade, Pós em que?
Aguardando as próximas partes.
(16-08-2013, 11:07 PM)Saigon Escreveu: [ -> ]Parabéns pela defesa...A título de curiosidade, Pós em que?
Aguardando as próximas partes.
Obrigado confrade.
Eu prefiro não responder para manter o anonimato. Digamos que é uma pós restrita a poucos locais do país e tudo mais.
Parabéns brother,
isso significa que você ultrapassou a expectativa dos professores. A atitude deles se reflete nessa frase:
![[Imagem: as-pessoas-querem-te-ver-bem-mas-nunca-melhor.jpg]](http://static.frasesparaface.com.br/imagem/a/s/as-pessoas-querem-te-ver-bem-mas-nunca-melhor.jpg)
Parabéns Tiago. Congratulações pela conquista, por isso você estava meio sumido. Fez certa falta ao fórum com seus comentários sempre pertinentes e racionais.
Parabéns pela sua realização confrade.
Mas infelizmente isso é uma triste realidade no ensino e pesquisa do País, e com as mulheres não é diferente.
Tenho uma pessoa próxima a mim que dedicou longos anos em pesquisa (formada em UF, com mestrado, vivia de bolsa para pesquisa) e amargou muito desaforo como este.
Essas pessoas com um título maior que o nosso são muito vaidosas, egocentristas, fazem de tudo para estar em evidência e mostrar-se melhor que os demais.
Se o confrade for para o campo da pesquisa ciêntifica talvez tenha mais decepções até piores do que essa. Essa pessoa próxima a mim praticamente desenvolveu uma linha de pesquisa por completo, mas sabe quem leva os méritos? O DOUTOR "responsável" pela pesquisa.
Resultado.
Essa pessoa chutou o balde e foi trabalhar na iniciativa privada.
Ademais, gostaria de parabenizar mais uma vez a realização, sucesso em sua carreira.
Prabéns, confrade.
Eu sempre notei que professores universitários em sua maioria acham que são deuses. Quando fui defender a minha monografia, lembro de um Prof. Dr. que segurava uma cópia do meu trabalho meio pendurada, como
uma expressão de nojo, tentando desmerecer fosse como fosse a minha pesquisa. Felizmente, os outros dois professores da banca, igualmente Doutores, elogiaram muito o meu trabalho e ele, maria vai com as outras que era, acabou me dando nota 10 também, pois foi puxado pelos outros 2.
Bom dia, e parabéns, Tiago,
Tenho percebido pelos seus posts, que você tem uma capacidade excelente como articulador de idéias.
Me parece que você tem potencial para chegar no mesmo nível do Navarre, olha que elogio, hein?
Abraços,
Parabéns confrade!
Sua posição firme e concreta com certeza foi um fator fundamental. Algo que aprendi com meu professor de física do ensino médio e que mudou pra sempre meu modo de apresentar e o seguinte:
Quando se for fazer uma apresentação precisa-se ter em mente que quem foi o pesquisador e quem está consciente do conteúdo é você! Ou seja, contanto que o apresentador tenha feito bem sua parte de estudar, ler o trabalho depois de pronto, se preparar e tudo mais, não há motivos para temer a oratória. O que se percebe hoje nas faculdades e que as pessoas têm medo de serem reprovadas por não saberem do assunto, o que é bobo se formos pensar bem, é o público que não está consciente de todo o conhecimento que você possui muito menos do assunto que será abordado. Eu chamo isso de aproveitar da ignorância da platéia pra poder expor da melhor forma seu conhecimento. Numa apresentação como a sua é mais complicado porque os professores são peritos no assunto e estão lá previamente armados para analisá-lo, mas é exatamente isso que você fez que os desarma: segurança e firmeza!
Quando forem apresentar algo para um público grande pensem nisso que eu disse, me ajudou muito em auditórios e trabalhos do curso.
Parabéns confrade tiago,pela sua defesa.Você se manteve firme, enquanto-lhe atacavam , eles tentaram diminuir o valor do seu trabalho .E você com seriedade desarticulou as criticas apelativas da banca e mostrou o valor do seu trabalho.
Eu já vi gente chorando nesse tipo de apresentação... Esses professores de facul quando tiram para serem ignorantes, sai de perto.
Ótima dica do Confrad Corand. O segredo é não se deixar intimidar pela pressão e falar com autoridade de que conhece o assunto.
Outra dica que aconselho: na apresentação de Power Point, coloquem pouco texto! Fazer uso apenas da palavra-chave e frases curtas. A intenção é fazer o slide servir apenas como direção para sua explicação oral e não para saturar a tela com palavras. Além disso, com poucas palavras e/ou frases, se você esquecer de dizer algo, só você saberá disso.
Outra dica de ouro é: colocou uma imagem ou gráfico na apresentação? Explique algum detalhe da imagem! Eu sinto vergonha alheia quando vejo apresentação onde o cara coloca uma imagem e apenas diz: "essa imagem ilustra o procedimento."
Ótimo tópico!
Irei absorver o máximo que puder desse tópico as dicas, no fim do ano irei apresentar meu TCC e tem um professor meio enjoado que concerteza irá estar na banca.
(17-08-2013, 01:54 PM)Tiago Escreveu: [ -> ]Eu já vi gente chorando nesse tipo de apresentação... Esses professores de facul quando tiram para serem ignorantes, sai de perto.
Ótima dica do Confrad Corand. O segredo é não se deixar intimidar pela pressão e falar com autoridade de que conhece o assunto.
Outra dica que aconselho: na apresentação de Power Point, coloquem pouco texto! Fazer uso apenas da palavra-chave e frases curtas. A intenção é fazer o slide servir apenas como direção para sua explicação oral e não para saturar a tela com palavras. Além disso, com poucas palavras e/ou frases, se você esquecer de dizer algo, só você saberá disso.
Outra dica de ouro é: colocou uma imagem ou gráfico na apresentação? Explique algum detalhe da imagem! Eu sinto vergonha alheia quando vejo apresentação onde o cara coloca uma imagem e apenas diz: "essa imagem ilustra o procedimento."
Essa tb é ótima, demonstra que vc só precisa de saber qual tópico do assunto está pra disseratar sobre e, que está tudo na ponta da língua. Os professores amam quando o aluno dá uma aula.
Sobre slides tb, procurem não colocar imagens de fundo. Sem frescuras, escolha um tema de fundo bonito e que condiz com o assunto e aplique-o de fundo em toda a apresentação.
Uma vez na aula de economia eu precisava falar sobre Mercantilismo e navegações. Escolhi um tema de fundo que parecia um papel de mapa, e como o quadro era quadriculado ficou perfeito! Só o slide já detonou o dos outros grupos, aí entrei de sola como essas dicas que o Tiago citou. No final a galera aplaudiu e elogiou pra caramba.
Confrade Tiago, meus parabéns! Já passei por uma apresentação de Pós Graduação e sei como é complicada o debate com a banca examinadora!
Confiança e Autoridade, características inerentes a todo GDR.
Esse relato, é só mais um exemplo, dos diversos que existem no Fórum, que a Real muito mais do que "para pegar mulher". A Real te guia rumo a evolução em todas as áreas da sua vida...isso se vc quiser. A Real te auxilia no seu desenvolvimento no campo profissional, no psicológico, no financeiro e nos relacionamentos, sejam eles com familiares, amigos e mulheres. Não fiquemos focados apenas no assunto mulher.
Usemos a Real para nos desenvolver em TODOS os setores de nossas vidas, pq a vida é feita de um equilíbrio, pois do que adianta saber como lidar com os jogos e infernos emocionais das mulheres e sua vida continuar uma merda financeiramente e profissionalmente? Do que adianta ganhar bem e não ter maturidade para controlar seus gastos?
Aos recém chegados no Fórum e na Real, aprendam que a Real é muito grande e não é do dia para noite que se torna um GDR. Um GDR é forjado. É preciso um sacrifício diário. NO PAIN = NO GAIN! Parem com esse discurso de chegar falando que "agora conheço a Real...agora eu saí da Matrix". Mais uma vez, a Real é muito maior do que todos nós pensamos que seja.
Me desculpem pelas palavras, mas precisava dizer.
Confrade Tiago, mais uma vez, meus parabéns. Te desejo sucesso em toda sua caminhada profissional e que a Real continue lhe sendo útil, assim como é na vida de todos nós.
Vê se aparece mais. Seus comentários só agregam ao FB.
Grande abraço!
(17-08-2013, 01:54 PM)Tiago Escreveu: [ -> ]Eu já vi gente chorando nesse tipo de apresentação... Esses professores de facul quando tiram para serem ignorantes, sai de perto.
Ótima dica do Confrad Corand. O segredo é não se deixar intimidar pela pressão e falar com autoridade de que conhece o assunto.
Outra dica que aconselho: na apresentação de Power Point, coloquem pouco texto! Fazer uso apenas da palavra-chave e frases curtas. A intenção é fazer o slide servir apenas como direção para sua explicação oral e não para saturar a tela com palavras. Além disso, com poucas palavras e/ou frases, se você esquecer de dizer algo, só você saberá disso.
Outra dica de ouro é: colocou uma imagem ou gráfico na apresentação? Explique algum detalhe da imagem! Eu sinto vergonha alheia quando vejo apresentação onde o cara coloca uma imagem e apenas diz: "essa imagem ilustra o procedimento."
Antes de tudo parabéns pelo seu feito e pela sua postura.
Segundo ,essa dica do power point é realmente válida.Os professores mesmos falam que você ñ precisa encher o slide de palavras e/ou imagens,nem colocar muitos slides.O ideal é ser direto ao assunto(uma definição simples do assunto proposto),sem enrolar e explicar bem o conteúdo.
(17-08-2013, 07:08 PM)Sorine Escreveu: [ -> ]Aos recém chegados no Fórum e na Real, aprendam que a Real é muito grande e não é do dia para noite que se torna um GDR. Um GDR é forjado. É preciso um sacrifício diário. NO PAIN = NO GAIN! Parem com esse discurso de chegar falando que "agora conheço a Real...agora eu saí da Matrix". Mais uma vez, a Real é muito maior do que todos nós pensamos que seja.
Me desculpem pelas palavras, mas precisava dizer.
Quando cheguei aqui (na Real), pensava e queria só pegar uma cocotas (cheguei na real pelo site do SK, em um post que ele ensinava como lidar com as mulheres, que por sorte foi linkado em um site bem famoso que na epoca eu frequentava) e achava que só servia pra isso mesmo. Grande Engano.
Quando começei a ler o post, ensinava muito mais que dicas genéricas pra se dar bem com a mulhereda. Mostrava a engrenagem que se passava por trás das suas escolhas. Fiquei viciado naquilo. Começei a ler o site e não parei até terminar de ler ele inteiro. E ficava aguardando por algum post novo.
Lembro que também que conheci NA por lá, indicação do mesmo, em um dos seus post. Li tudo e mais um pouco. Eu estava facinado, ficava pensando em como eu tinha vivido uma mentira a vida toda, acreditando no comportamento paradoxal das mulheres e deixando passar, afinal, são mulheres.
Lembro muito bem quando começaram a bater na tecla de desevolvimento pessoal do homem, na epoca, nem me toquei, mas aquele foi o começo do amadurecimento da Real. Sem perceber, amadureci junto.
Vejo na Real muito mais que somente saber lidar com as mulheres, com a matrix social e todo esse movimento esquerdista que infesta tudo e a todos.
Vi uma oportunidade de crescimento, crescimento real (sem trocadilhos). Quando percebi para onde estava caminhando e o que significava isso tudo, agarrei essa oportunidade, como quem agarra uma boia atirada em alto mar.
Estava boiando antes da Real, como em alto mar. Não havia sentido em nadar, em lutar, pois só via água para qualquer lugar que olhava. Existia esse sentimento que alguma coisa estava errada. Era um sentimento angustiante. A Real me mostrou o caminho, e eu escolhi percorrer. E não adianta, podem tentar me derrubar, eu vou seguir até o fim, pois o caminho que me mostraram foi o da verdade. O de não se ficar vivendo ilusões, sejam elas relacionadas à mulheres, amigos, dinheiro ou o que for.
O caminho, é o caminho da sua vida. O caminho da luta diária, pois é isso que a vida é. Uma luta. E nos tornaremos homens no processo. Duas coisa que foram arrancadas de nós por meios de mentiras, ilusões.
É duro? Ninguém disse que seria fácil. E digo que no começo foi muito dificil. Fica mais fácil quanto mais tu percorre? Pelo contrário. Quanto mais longe, mais difícil é.
É quando olhamos pra trás e nos damos conta, que não está mais fácil, mais leve. E sim nós que estamos mais fortes.
UP....pra mostrar que não se usa a Real só para pegar mulher!
Parabéns Tiago! Tens minha admiração!
Qual era o tema do seu TCC?
Parabens Tiago e aguardo a continuação.
Este relato mim inspirou e, re-afirmou algo que no fundo eu já sabia: na hora de uma apresentação é preciso está seguro, firme e não se deixar intimidar, como os confrades já falaram...
Parabéns Tiago!!