• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros O pilar central afetivo e emocional do ser humano
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
O pilar central afetivo e emocional do ser humano
Offline PRAGAKHAM
Seja aço!
Tópicos: 224
Curtido: 102 vezes em 63 posts
Posts que curtiu: 0
29-01-2015, 03:01 PM
O pilar central afetivo e emocional do ser humano é formado por uma tríplice conjunção de elementos: poder; agressividade e sexualidade. O primeiro tem a função básica de fornecer um feedback sobre à auto-estima da pessoa, assim como sua importância no meio em que vive. A agressividade é uma resposta instintiva e cultural na luta pela sobrevivência do ser humano. A sexualidade é o conjunto histórico do desejo e paixões íntimas, quanto à mesma trocou e lutou por seu direito de ser amada. Esses três elementos primordiais quando são distorcidos, geram todas as mazelas e violência que acompanharam a história da humanidade. O poder quando é compensação de uma auto-estima fraca se torna autoritarismo e sectarismo. Sobre a agressividade não precisamos nem comentar o que se torna, quando a mesma perde seu foco de sobrevivência; é só olharmos as páginas policiais ou repararmos no caos social. Não irei analisar os casos de sexualidade distorcida do tipo estupro ou pedofilia, pois são de amplo conhecimento de todos. Nos primórdios da psicanálise de FREUD, se pensava que as perversões sexuais eram a linha final de todo o desenvolvimento distorcido da sexualidade. O perverso era o indivíduo que se fixou em determinada etapa sexual, impedindo a evolução natural do instinto ou desejo sexual. Como exemplo FREUD citava a perversão do voyeurismo, ou desejo constante de se excitar observando o ato sexual de outras pessoas. A análise psicanalítica dizia de que tal perversão era um seguro da pessoa contra a angústia de castração, que era o medo do menino de perder o pênis por ter desejado a mãe, na famosa luta do complexo de Édipo, tudo isso no plano inconsciente. Assim sendo, o voyeur necessitava constantemente se assegurar visualmente de que o desejo sexual não acabava em punição. Tal análise é um tanto parcial do ponto de vista global da sexualidade. O perverso não almeja apenas a proteção de uma imagem mental, mas reflete fielmente o modelo social de ambição e insatisfação ou tédio. Como ADLER observou, o mesmo possui o que denominou de “complexo de colecionador”, nunca se satisfazendo com determinado relacionamento, seja afetivo ou sexual. Não é isto que estamos assistindo em nossos dias? Todos ficarem apenas observando ou sempre sonhando com uma sexualidade ou relação totalmente fantasiosa? As traições ou conflitos conjugais que o digam. Lamentavelmente a gratidão e o companheirismo são massacrados pelo narcisismo e necessidade de aplauso ou destaque que o meio social cobra diariamente. Pensando numa equação ou fórmula do amor moderno, certamente o resultado seria a instabilidade, o caráter descartável da relação, e o quanto de real investimento se despeja seja na excitação, ou no crescimento de ambos os parceiros. O leitor ainda cobrará qual sentimento ou sensação é mais dolorosa. A síntese, além de uma solidão existencial e real, é que criamos várias outras problemáticas para nossa curta existência. Desnecessária e neuroticamente aceitamos tal modelo de vida. Talvez pudéssemos reunir tudo na palavra desilusão, não no sentido da perda de coisas que realmente não fizeram importância em nossa história pessoal, mas desilusão no sentido de termos de continuar a vida desgostosos ou insatisfeitos. Tudo o que foi relatado se torna a perda do sentido verdadeiro da vida. O próprio sofrimento é uma espécie de estrada vicinal perante o drama da existência. Cedo ou tarde teremos de aprender que qualquer revolução ou transformação externa irá reclamar o retorno para o íntimo do sujeito. Isto sim é genético no ser humano; fugir de si próprio abarcando uma causa social, seja nobre ou de extermínio coletivo, e não o desenvolvimento da neurose ou psicose como a medicina mercantilista quer imputar. A pergunta final é quanto esperaremos para uma tomada de consciência ampla sobre todo o processo? Será que não estamos dando nossas vidas para situações que não deveriam tomar uma dimensão tão profunda?
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Senna
Gajo de Respeito
Tópicos: 122
Curtido: 893 vezes em 445 posts
Posts que curtiu: 891
30-01-2015, 12:28 PM
Tão parado este topico, sendo que é uma reflexão tão bacana, já o tópico das GPs...
Show ContentSpoiler:

Sob uma ditadura científica, a educação realmente vai trabalhar com o resultado que a maioria dos homens e mulheres vão crescer para amar sua escravidão e nunca vão sonhar com uma revolução.
Aldous Huxley - Admirável Mundo Novo Revisado

E sete mulheres naquele dia lançarão mão de um homem, dizendo: Nós comeremos do nosso pão, e nos vestiremos do que é nosso; tão-somente queremos ser chamadas pelo teu nome; tira o nosso opróbrio. - Isaías 4:1

Novo no fórum? Leia o Guia de Etiqueta Para Novatos.
Ask.fm - [Backup]
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Menegotto
Motoqueiro da REAL (in memoriam)
Tópicos: 1
Curtido: 0 vezes em 0 posts
30-01-2015, 12:48 PM
o xoxota card acaba falando mais alto nao adianta.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline hellblazer
Búfalo
**
Tópicos: 7
Curtido: 1 vezes em 1 posts
24-02-2015, 02:01 AM
Concordo com o texto e a pergunta final é exatamente o pulo do gato de toda a coisa.

Eu sempre gostei de trabalhar a ideia de equilibrio sobre as coisas , ate os sentimentos por mais que vc goste de receber carinho e etc tem que saber que aquilo deve ser dosado pra não dar merda

Esse triangulo ( poder; agressividade e sexualidade ) é interessante pois ele aborda exatamente a problematica central de um individuo quando esta com algum problema emocional , geralmente os conselhos dados para o individuo é exatamente para ajustar um dos lados desse triangulo , é importante a pessoa saber desse triangulo para ela msm ajustar a balança quando necessitar

O desenvolvimento pessoal para mim é isso , conhecer essas relações de consciencia e inconsciencia que temos e o individuo ter o dominio de quando for afetado ser pró-ativo e recuperar o equilibrio da balança
''O mundo que você vê, que você toca, que você cheira, que você sente, é nada mais do que um palco. Seres humanos são menos que atores. Marionetes manipuladas por um sem número de anjos e demônios envolvidos em jogos de poder , ou simples passatempos''
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Tomazzino
Usuário Banido
*
Tópicos: 9
24-02-2015, 10:14 AM
http://legadorealista.com/fdb/showthread...#pid163011

Lendo o post acima do PRAGA, consegui assimilar essa tríplice, não profundamente pois não tenho conhecimento suficiente, reconheço que socialmente sou fraco (baixa estatura, aparencia de garoto com traços medianos, sem dinheiro, sem mulheres, sem amigos) contudo baixa auto estima e pouca vontade de me relacionar com os outros, tento ser bom filho, reconheço minhas falhas, venho amadurecendo lentamente.

Fazendo uma auto analise da minha infancia pra cá comparando aos demais noto que fui castrado por meus pais e meio que isso enfraqueceu o meu Eu, por exemplo críticas aqui são de certa forma exacerbada e empregadas com adjetivos que eu to ligado que eu não sou aquilo, atitudes minhas são sempre tentadas ser corrigidas como se fosse proposital quebra-las.

Sempre fui cobrado a tratar as pessoas bem mesmo elas estando erradas e me desrespeitando, coisa que até em casa mesmo meus primos, outros parentes fazem merda que chegam a me prejudicar e sempre que eu reclamo diretamente a pessoa é como se não houvesse valor algum no que eu disse e eu estivesse errado mesmo estando certo a ponto de ser corrigido, se eu reclamo aos meus pais eles se calam não dão opinião, ultimamente minha mãe está sendo manipuladora demais, não sei se sempre foi ou se eu só consegui abrir os olhos de um tempo pra cá, venho sempre me esquivando dela.

Reconheço que me dão coisas, comida, roupa e tal, mas base sólida não tenho, é como se eu estivesse sozinho aqui e pudesse contar e não com contar com eles, de 4 anos pra cá venho melhorando como gente, me dedicando e ultimamente depois que conheci a real mais ainda, só que sinto que estou levando uma vida sem fundamento e nem direção consequentemente sem ânimo.

Passo boa parte do tempo sozinho e penso que posso me direcionar a um buraco bem maior do que estou, me tornar um Homem Bocó, e mais fraco do que já sou(coisa que já foi quase diretamente dita por meu pai a mim, me comparando com outros), até que limite ouvir e não ouvir pais? Se eu faço assim sou criticado e corrigido, se faço assado também sou, se faço do meu jeito parece que as coisas pioram!

Não dou mais ouvidos a minha mãe, nem converso, só o necessário de convivencia até porque quero manter minha dignidade, acho que já fiz um relato pedindo aconselhamento aqui sobre manipulações,humilhaçõeszinhas e descarregamento de estresse em cima de mim coisa que talvez não venha bem ao caso agora!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Azoth
Búfalo
**
Tópicos: 2
Curtido: 2 vezes em 2 posts
24-02-2015, 10:25 PM
Citar:A pergunta final é quanto esperaremos para uma tomada de consciência ampla sobre todo o processo? Será que não estamos dando nossas vidas para situações que não deveriam tomar uma dimensão tão profunda?

Sim, estamos dando nossas vidas para situações esdrúxulas do ponto de vista existencial da coisa.

Mas eu acho que o que escreveste tem tanta crítica sutil a algumas coisas que não só estão acontecendo no mundo, mas na Real, que prefiro guardar para mim o que interpretei.

Isto me lembra meu post no tópico "Falhas da Real". Na realidade, entra totalmente em consonância com o que digitei. Mindfuck em um texto recheado de teoria psicanalítica pura.

E concordo com o Raito. Que diabos um tópico como este está tão vazio? Talvez o próprio texto do Praga explique. É puramente autoreferencial.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Senna
Gajo de Respeito
Tópicos: 122
Curtido: 893 vezes em 445 posts
Posts que curtiu: 891
25-02-2015, 04:07 AM
Tópico "Ser forte Psicologicamente,Família,Social" do aspira Joao aprovado e mesclado a este. Resposta #5.
Show ContentSpoiler:

Sob uma ditadura científica, a educação realmente vai trabalhar com o resultado que a maioria dos homens e mulheres vão crescer para amar sua escravidão e nunca vão sonhar com uma revolução.
Aldous Huxley - Admirável Mundo Novo Revisado

E sete mulheres naquele dia lançarão mão de um homem, dizendo: Nós comeremos do nosso pão, e nos vestiremos do que é nosso; tão-somente queremos ser chamadas pelo teu nome; tira o nosso opróbrio. - Isaías 4:1

Novo no fórum? Leia o Guia de Etiqueta Para Novatos.
Ask.fm - [Backup]
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Challenger
Veterano
Tópicos: 4
Curtido: 128 vezes em 100 posts
Posts que curtiu: 392
25-02-2015, 05:21 PM
Refletindo....
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline NW GD FLW
Usuário Banido
*
Tópicos: 16
04-04-2015, 04:22 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 04-04-2015, 04:23 PM por NW GD FLW.)
(29-01-2015, 03:01 PM)PRAGAKHAM Escreveu: O pilar central afetivo e emocional do ser humano é formado por uma tríplice conjunção de elementos: poder; agressividade e sexualidade. O primeiro tem a função básica de fornecer um feedback sobre à auto-estima da pessoa, assim como sua importância no meio em que vive. A agressividade é uma resposta instintiva e cultural na luta pela sobrevivência do ser humano. A sexualidade é o conjunto histórico do desejo e paixões íntimas, quanto à mesma trocou e lutou por seu direito de ser amada. Esses três elementos primordiais quando são distorcidos, geram todas as mazelas e violência que acompanharam a história da humanidade. O poder quando é compensação de uma auto-estima fraca se torna autoritarismo e sectarismo. Sobre a agressividade não precisamos nem comentar o que se torna, quando a mesma perde seu foco de sobrevivência; é só olharmos as páginas policiais ou repararmos no caos social. Não irei analisar os casos de sexualidade distorcida do tipo estupro ou pedofilia, pois são de amplo conhecimento de todos. Nos primórdios da psicanálise de FREUD, se pensava que as perversões sexuais eram a linha final de todo o desenvolvimento distorcido da sexualidade. O perverso era o indivíduo que se fixou em determinada etapa sexual, impedindo a evolução natural do instinto ou desejo sexual. Como exemplo FREUD citava a perversão do voyeurismo, ou desejo constante de se excitar observando o ato sexual de outras pessoas. A análise psicanalítica dizia de que tal perversão era um seguro da pessoa contra a angústia de castração, que era o medo do menino de perder o pênis por ter desejado a mãe, na famosa luta do complexo de Édipo, tudo isso no plano inconsciente. Assim sendo, o voyeur necessitava constantemente se assegurar visualmente de que o desejo sexual não acabava em punição. Tal análise é um tanto parcial do ponto de vista global da sexualidade. O perverso não almeja apenas a proteção de uma imagem mental, mas reflete fielmente o modelo social de ambição e insatisfação ou tédio. Como ADLER observou, o mesmo possui o que denominou de “complexo de colecionador”, nunca se satisfazendo com determinado relacionamento, seja afetivo ou sexual. Não é isto que estamos assistindo em nossos dias? Todos ficarem apenas observando ou sempre sonhando com uma sexualidade ou relação totalmente fantasiosa? As traições ou conflitos conjugais que o digam. Lamentavelmente a gratidão e o companheirismo são massacrados pelo narcisismo e necessidade de aplauso ou destaque que o meio social cobra diariamente. Pensando numa equação ou fórmula do amor moderno, certamente o resultado seria a instabilidade, o caráter descartável da relação, e o quanto de real investimento se despeja seja na excitação, ou no crescimento de ambos os parceiros. O leitor ainda cobrará qual sentimento ou sensação é mais dolorosa. A síntese, além de uma solidão existencial e real, é que criamos várias outras problemáticas para nossa curta existência. Desnecessária e neuroticamente aceitamos tal modelo de vida. Talvez pudéssemos reunir tudo na palavra desilusão, não no sentido da perda de coisas que realmente não fizeram importância em nossa história pessoal, mas desilusão no sentido de termos de continuar a vida desgostosos ou insatisfeitos. Tudo o que foi relatado se torna a perda do sentido verdadeiro da vida. O próprio sofrimento é uma espécie de estrada vicinal perante o drama da existência. Cedo ou tarde teremos de aprender que qualquer revolução ou transformação externa irá reclamar o retorno para o íntimo do sujeito. Isto sim é genético no ser humano; fugir de si próprio abarcando uma causa social, seja nobre ou de extermínio coletivo, e não o desenvolvimento da neurose ou psicose como a medicina mercantilista quer imputar. A pergunta final é quanto esperaremos para uma tomada de consciência ampla sobre todo o processo? Será que não estamos dando nossas vidas para situações que não deveriam tomar uma dimensão tão profunda?

Fonte: http://antonioaraujo_1.tripod.com/psico1...logia.html
http://nossagenterb.blogspot.com.br/2010...chive.html
[+]
  •
Procurar
Responder

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  O Homem emocional zeta 14 14,216 16-01-2017, 11:41 PM
Última Mensagem: wallace13
  [IDH] - Índice de Desenvolvimento Humano 2015 Montini 14 2,725 19-12-2015, 03:07 PM
Última Mensagem: Montini
  Vazio Emocional Cliff 22 9,220 10-05-2014, 10:51 AM
Última Mensagem: masculinitude

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo