• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Saúde Treino aeróbico HIIT - High-Intensity Interval Training
Páginas (2): 1 2 Seguinte »
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Treino aeróbico HIIT - High-Intensity Interval Training
Fúria
Curioso

18-01-2013, 05:23 PM
Citar:
Dedique 8 semanas da sua vida pra tirar o excesso de gordura e veja se não vai se sentir muito melhor. Se você não gosta de aeróbico, eu te entendo, e tenho boas notícias. Foi descoberto um “jeito melhor” pra emagrecer, e só leva de 4 a 15 minutos por dia!

Sem lentidão

Eu sei, eu sei, você já passa muito tempo na academia e tem outras coisas pra fazer. E também sei que ficar horas na esteira ou na bicicleta é muito tedioso.
Isso deve estar te deixando confuso, pois nós temos por natureza a frase “quanto mais, melhor” na cabeça.
Não se esqueça que muito aeróbico queima massa muscular! O que precisamos é de uma outra abordagem – algo que nos mantenha interessados, tome menos tempo e queima gordura mais eficientemente.
Isso já existe, e se chama HIIT (do inglês High-Intensity Interval Training).
O HIIT é um programa aeróbico designado especificamente para atletas. O princípio é simples: Ao invés de ficar horas em baixa intensidade esperando queimar as calorias antes que você morra de tédio, você alternará intervalos de intensidade moderada com períodos de esforço máximo.

Perca 2% de gordura em 8 semanas

Um estudo feito em 2001 pela Universidade de Tennesse mostrou que pessoas que seguiram o programa HIIT por 8 semanas perderam em média 2% de gordura corporal, enquanto os que fizeram um programa normal não perderam quase nada.

Perca 6 vezes mais gordura

Um estudo australiano mostrou que mulheres que fizeram 20 minutos de HIIT (8 segundos correndo e 12 segundos caminhando) perderam seis vezes mais gordura do que as que fizeram esteira por 40 minutos em velocidade moderada (60%).

Sem descanso para seu metabolismo

Um estudo realizado em 1996 pela Faculdade de Medicina de Houston mostrou que pessoas que fizeram o HIIT em uma bicicleta ergométrica queimaram uma quantidade significativamente maior de calorias nas 24 horas após o exercício do que os que fizeram em velocidade moderada.

Use mais gordura como combustível

Um novo estudo feito pela American Journal of Physiology mostrou que 6 semanas de HIIT aumentaram em 50% a quantidade de proteínas responsáveis por levar a gordura até a mitocôndria (onde a gordura é queimada para virar combustível).

Do principiante ao avançado

O programa seguinte vai te levar de principante em HIIT à avançado em 8 semanas:

Começa com uma taxa de alta intensidade/baixa intensidade de 1:4 para um total de 15 minutos
A Fase 2 aumenta o período de alta intensidade , levando a taxa para 1:2 e o tempo total para 17 minutos.
Na Fase 3, o período de baixa intensidade é cortado pela metade, levando a taxa para 1:1, e o tempo total para 18,5 minutos.
Finalmente, na fase, 4, cortamos pela metade o período leve, levando a taxa para 2:1 e o tempo total para 20 minutos. Isso te coloca no nível avançado de HIIT.

O tempo sugerido para cada fase é apenas isso, uma sugestão. Se precisar gastar mais que duas semanas em uma fase específica, gaste. Ao mesmo tempo, se a fase estiver muito fácil, pode passar para a próxima.

Fase 1 (1:4): Semanas 1 e 2

Tempo-----------Atividade
15 segundos-----Alta intensidade
60 segundos-----Descanso ou baixa intensidade
Repita por 10 vezes, seguido por 15 segundos de alta intensidade no final.
Tempo total: 14 minutos.

Fase 2 (1:2): Semanas 3 e 4

30 segundos-----Alta intensidade
60 segundos-----Descanso ou baixa intensidade
Repita por 10 vezes, seguido por 30 segundos de alta intensidade no final.
Tempo total: 17 minutos.

Fase 3 (1:1): Semanas 5 e 6

30 segundos-----Descanso ou baixa intensidade
Repita por 11 vezes, seguido por 30 segundos de alta intensidade no final.
Tempo total: 18.5 minutos.

Fase 4 (2:1): Semanas 7 e 8

15 segundos-----Descanso ou baixa intensidade
Repita por 25 vezes, seguido por 30 segundos de alta intensidade no final.
Tempo total: 20 minutos.

Cuidado

Se você nunca tentou correr por 30 segundos, ficará assustado. O indicado é forçar 90% da sua capacidade corporal, mas no começo será difícil. Lembre-se de checar com seu médico.

Fonte: http://www.bodybuilding.com/

Tradução: malhandocerto.com

Agora você pode tirar suas dúvidas e fazer comentários sobre esse e todos os outros artigos no nosso fórum!
Acesse http://forum.malhandocerto.com registre-se e participe!

Link: http://www.malhandocerto.com/treino/aerobico-hiit/
Outr artigo sobre: http://www.hipertrofia.org/blog/2013/01/...-parte-ii/

Interessante! Costumo correr por bastante tempo sem muita intensidade, vou fazer o inverso baseado nesse esquema ai! Pra quem quer perder gordura taí uma boa dica mas claro que se deve primeiro ir aumentando a resistência do corpo pro coração não "explodir" durante um pique!
[+]
  •
Responder
Offline TheShowOFF
Live and let die!
Tópicos: 83
Curtido: 43 vezes em 25 posts
Posts que curtiu: 23
18-01-2013, 06:40 PM
Eu ainda acho que o melhor treinamento de alta intensidade pra queimar gordura é o Guerrila Cardio, embora seja muito puxado é o que dá os resultados mais expressivos, pelo menos no meu corpo!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Mandrake
Veterano
Tópicos: 0
Curtido: 7 vezes em 7 posts
Posts que curtiu: 0
18-01-2013, 06:48 PM
Agora vai, Barão! yaoming
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline John Romano
General das Legiões do Leste
Tópicos: 102
Curtido: 15 vezes em 14 posts
18-01-2013, 06:56 PM
Um bom treino intervalado, com altíssima intensidade e meticulosamente planejado é muito mais produtivo que aquele treino "longão" e chato.
Meu rendimento na corrida e na bike melhoraram muito depois que eu passei a fazer treinos assim.
Melhor coisa que fiz foi comprar um frequencímetro. Mesmo um modelo baratinho já é uma mão na roda!
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline barãozin
Num sei di nada
Tópicos: 562
Curtido: 273 vezes em 145 posts
Posts que curtiu: 41
18-01-2013, 07:40 PM
Sai fora, quero evitar a fadiga rs
Acima de tudo, reze o terço.

===

Pergunta aí: https://ask.fm/baraokageyama
Facebook
Canal do Búfalo: http://canal.bufalo.info
Twitter pra eu usar pra nada de útil

===

Ajude o Voz da Real no nosso APOIA-SE! De forma anônima e com um valor mais barato do que uma cervejinha, você pode fazer sua parte em espalhar a Real. As contribuições serão usadas para melhorar a qualidade de som dos podcasts, pela manutenção do fórum e do canal e futuramente, quem sabe, para fazer rifas tendo como prêmio garotas de programa versadas em marxismo (ou escola austríaca, fica ao gosto do freguês). APOIE HOJE! ↴
https://apoia.se/podcastvozdareal

Pensando em comprar um livro ou algum bagulho na Amazon? Me chame por MP que eu gero um link especial pra vc. Com isso, você além de tá comprando seu produtinho, vai tá ajudando com alguns trocados a manutenção do Fórum, do Voz da Real e quem sabe mais pra frente, dará até pra realizar sorteios por aqui tendo como prêmio prostitutas versadas em marxismo para vocês. Caso queiram comprar livro, dá uma conferida nessa listinha aqui.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Fúria
Curioso

18-01-2013, 08:24 PM
(18-01-2013, 06:48 PM)Mandrake Escreveu: Agora vai, Barão! yaoming

(18-01-2013, 07:40 PM)barão_kageyama Escreveu: Sai fora, quero evitar a fadiga rs

UHAHUAUHAAUHAUHAHAHAH yaoming
[+]
  •
Responder
Offline aquelecara
Búfalo
**
Tópicos: 25
Curtido: 0 vezes em 0 posts
18-01-2013, 08:55 PM
Jiu-jitsu é desse jeito.
[+]
  •
Procurar
Responder
Destro
Curioso

18-01-2013, 09:58 PM
Posta mais sobre isto .
[+]
  •
Responder
Fúria
Curioso

05-03-2013, 04:00 PM
Citar:High Intensity Interval Training (HIIT)
Posted on 15 de setembro de 2012 by Eu Trincando · Comments (14)

Pra quem ainda não conheceu ou nem mesmo ouviu falar do High Intensity Interval Training (HIIT), santo método de treino aeróbico, vocês não sabem o que estão perdendo.

Aqueles métodos tradicionais de perda de peso em que você dá o sangue, faz uma hora de corrida todo dia e acaba com suas articulações e no final, quando chega a hora de você medir seus resultados, vê que você perdeu sim peso, porém muito dele veio da sua massa magra que possivelmente deve ter dado um trabalhão de ganhar.

Existem inúmeros métodos melhores que a tradicional corrida de longa duração, ou mesmo aquelas corridas onde você se mantém entre 55-65% dos seus batimentos cardíacos máximo. Além desses métodos não deixarem você poupar sua massa magra, eles também podem acabar prejudicando suas articulações, que provavelmente serão muito utilizadas e de forma cruel já que você deve estar acima do peso.

Como o HIIT funciona
O HIIT funciona basicamente em intervalos com picos de esforço físico e também picos de batimentos cardíacos. Após o pico, você terá um tempo também de descanso que provavelmente não servirá pra nada se você nunca fez nada tão intenso como o HIIT pois você estará ainda muito cansado.

Existem alguns métodos criados por grandes estudiosos e atletas incríveis que utilizam esses conceitos. O método que senti mais eficácia foi o do Tabata, treinador de uma equipe japonesa de patinadores de velocidade.

HIIT – Protocolo Tabata (Tabata Protocol)
No método criado por Tabata, você deverá escolher um exercício que possa fazer com facilidade, como a corrida, pular cordas, fazer suicídios (Exercício muito utilizado no CrossFit) ou algum outro de sua preferência.

Com seu exercício escolhido, você deverá treinar da seguinte maneira:

Aquecer por 5 minutos (50% da frequência cardíaca máxima)
Repetir por 8 vezes um tiro de 20s e por 10s (em movimento).
Esfriar por 5 minutos (50% da frequência cardíaca máxima)
Esse método é considerado avançado pois nos 20s de tiro, sua frequência cardíaca fica muito alta, tornando-se um risco para não atletas. Pode-se usar também variações do método de Tabata, como no método de Little.

HIIT – Método de Little
Neste método você também escolherá um exercício que pode ser facilmente realizado e fará seu treino da seguinte maneira:

Aquecer por 5 minutos (50% da frequência cardíaca máxima)
Repetir por 8 vezes um tiro com 60s a 95% da frequência máxima e descansar por 75s (em movimento).
Esfriar por 5 minutos (50% da frequência cardíaca máxima)
Este método não é tão intenso quanto o de Tabata, mas é mais recomendado para quem não tem um bom nível de atividade física, porém também é um método muito intenso.

Espero que vocês tenham gostado de conhecer, e para os que já conhecem, espero que pensem em utilizar o método pois realmente funciona.

Crédito: http://eutrincando.com/treinos/high-inte...ning-hiit/

ADEUS Pochete!!!! Big Grin
[+]
  •
Responder
Offline Mandrake
Veterano
05-03-2013, 04:07 PM
Se eu fizer esse treino eu perco tudo que eu ganhei... fico magrelo de novo.
[+]
  •
Procurar
Responder
Fúria
Curioso

05-03-2013, 04:13 PM
Citar:HIIT? wtf?!

HIIT é um acronimo para High Intensity Interval Training. Traduzido, Treino de Intervalos de Alta Intensidade. Sua nomenclatura é a base do treino. É um método de treino aeróbico em que intervalos de alta intensidade, em esforço máximo geralmente, são intercalados com intervalos de baixa intensidade.

HIIT não deve ser confundido com HIT (High Intensity Training). Que é um outro tipo de treino e, que eu saiba, não tem aplicação como aeróbico.

Geralmente se treina correndo, mas o HIIT pode ser aplicado a qualquer exercício. Seja nadando, bicicleta e etc... algumas pessoas chegam a ate utilizar exercícios compostos como agachamento.

O grande uso do HIIT é fazer mais com menos. Ao intercalar esforço com descanso você pode correr 4km mais facilmente e se cansar menos.

HIIT - o treino do malandro

O HIIT funciona porque ele engana seu metabolismo. Quando você faz uma atividade usando ritmo e intensidade constantes, seu corpo se adapta para diminuir o gasto calórico. Isso é chamado de estado fixo. Ao alternar intervalos, que podem durar de segundos a minutos, você não deixa que seu corpo entre nesse estado fixo.

Os frustrantes aeróbicos do estilo "vamos assistir a grama crescer enquanto você fica por horas nessa esteira" funcionam porque eles aumentam o gasto calórico. O problema é que eles também catabolizam a massa muscular, esse motivo é a principal razão do sucesso do HIIT entre as pessoas que querem manter seus músculos.

Podemos generalizar ao dizer que aeróbicos tradicionais queimam gordura durante o treino e o HIIT queima gordura no pós-treino. Isso acontece porque durante o estado fixo a gordura vira a principal fonte de energia. "Então quer dizer que pra emagrecer eu posso ficar sentado o dia inteiro?!" sim.... porém ficar sentado o dia inteiro provavelmente vai fazer você gastar uma quantidade menor de calorias, prejudicar seu ganho muscular e você vai provavelmente sentar na frente da TV, abrir uma cerveja e comer diversos sanduiches com tanta gordura e óleo que eles "suam" quando você aperta. Eca... Mas não fique com suas esperanças altas seu protótipo de Homer Simpson. Os aeróbicos tradicionais são usados para que você entre no estado fixo e fique a 60-70% da sua frequencia cardíaca máxima (as famozas "zonas de frequencia cardíaca"). Durante essa frequencia a queima de gordura é otimizada. É óbvio que fazer isso vai fazer você queimar mais gordura do que ficar sentado na sua poltrona.

Exercícios físicos alteram seu metabolismo, geralmente acelerando-o. Quanto maior a intensidade do treino maior vai ser essa mudança metabólica. Muitas vezes iniciantes em musculação se maravilham ao perceberem que emagreceram. É por esse motivo que o HIIT é mais eficiente que aeróbicos tradicionais. Enquanto o aeróbico comum só vai queimar sua banha enquanto você estiver em cima da esteira pensando se você compra ou não o ab-roller pra ficar com a barriga igual à do cara da propaganda (aliás, se o produto é novo como que o cara ficou daquele jeito tão rapido? =P), exercícios de alta intensidade (o HIIT) aumentam sua queima de gordura por HORAS após o exercício. Isso acontece porque o HIIT chega a estressar seu metabolismo de um modo que seu corpo permanece "quente" por horas após o exercício. Com aeróbicos comuns seu corpo volta ao normal logo após o fim do exercicio.

Não entenda isso errado. Tanto aeróbicos comuns quanto o HIIT queimam gordura durante e após o treino, o metabolismo não é uma coisa linear e sim extremamente dinamica. O que acontece é que o gasto total, resultante do "durante treino" + "pós-treino", é muito maior no HIIT que no aeróbico comum.

Outro fator importante do HIIT, e não tão discutido, são as mudanças nos níveis hormonais. A resposta hormonal do corpo ao HIIT é similar ao treino de resistencia: maior sensibilidade à insulina, liberação de GH, liberação de IGF-1, aumento de testosterona, etc....

Mais um fator que também não é tão discutido sobre o HIIT é o fato dele aumentar a habilidade aeróbica e anaeróbica do corpo. Ou seja, você tem uma vascularização melhor, melhor uso de O2 e melhor liberação de CO2. Podendo assim ser classificado como treino aeróbico e anaeróbico.

Um fator importante para os praticantes de musculação envolve as fibras musculares. Enquanto aeróbicos comuns usam e estimulam a conversão de fibras rápidas para fibras lentas, o HIIT é compatível com hipertrofia ao estimular as fibras rápidas.

Treinos de Intervalo
Treinos intervalados não são uma coisa nova e muito menos uma moda. No atletismo um dos exemplos é o Fartlek. Desenvolvido na Suíça em meados de 1930 muito antes que o termo HIIT existisse, esse treino tambem estressa tanto a habilidade aerobica quanto a anaerobica. Com suas diversas variações ele habilita o atleta a correr a distância e a intensidade em que ele desejar. São tantas as variações que nem é possível generalizar falando "fartlek é treinado assim: etc etc"

O Guerrilla Cardio é outro exemplo famoso. Devido a sua intensidade os comentarios mais frequentes estão entre "Nossa que intenso... quase morri..." "Ninguém acima de 30 anos aguenta isso" e o melhor de todos "FUNCIONA!!!". O GC consiste em 12 minutos de treino. Sendo 4 minutos de aquecimento, 4 minutos que consistem de 8x 20-10 (20s de tiros em esforço máximo, 10s de descanso), 4 minutos de desaquecimento. Você pode pensar "resultados em 12 minutos? até parece...". Mas tente o GC antes de falar qualquer coisa.

O problema desses treinos é que eles são MUITO intensos. Não tem como você terminar de ler esse artigo, levantar do computador e ir tentar o GC. Você vai provavelmente ter um infarto.

Vou explicar como montar seu próprio treino. Você já sabe no que o HIIT se baseia, intervalos de intensidade muito alta com intervalos de intensidade baixa. Você também sabe que ele pode ser aplicado a qualquer exercício aeróbico. Você deve SEMPRE aquecer e desaquecer, uns 4 minutos andando ou em um trote leve são o suficiente. Tente não deixar o tempo de treino passar dos 20min, 30min é o máximo. Faça seu treino 2x ou 3x por semana.

No início:
Isso é para você que é totalmente sedentário, não tem nenhuma resistencia aeróbica, teus amigos te chamam de Homer, você acha que vai ter um infarto após correr atrás do onibus ou não consegue correr 1000m em 10 minutos. É preciso se adaptar porque fazer intervalos pesados com intervalos leves força muito o coração. É a mesma coisa que querer segurar acima da sua cabeça um peso que você não consegue aguentar, o peso cai e bye bye Homer.

Estipule um tempo de treino, seja 10, 15 ou 20 mins. No início eu aconselho 20 minutos, 3x por semana. Nesse período você vai fazer um trote leve ou uma caminhada rápida.

Conforme o tempo passa você passa a aumentar a intensidade. Você já começa a intercalar. Force um pouco e conforme você sentir que não aguenta, diminua o ritmo. Fique nesse vai-e-vem durante todo o tempo planejado.

O importante é seguir o seu ritmo. Pode levar uma questão de semanas ou meses para você progredir, isso varia de acordo com a pessoa. O importante é não ficar na mesmice e nem se esforçar a ponto de prejudicar sua saúde.

O treino:
Faça de 6 a 10 tiros, algumas pessoas usam 8 tiros. Cada tiro é composto de 20s de esforço máximo e um tempo de descanso. Seu descanso deve variar de 10s a 90s.

Observações:

- Como dito anteriormente, isso pode ser aplicado a todo exercício. Mas na natação você usa a distancia como medida. Ou seja, você faz tantos metros de esforço maximo e tantos de descanso. O descanso é bem menor, algo como 10s a 30s.

- É normal que o tempo de descanso aumente conforme a progressão de tiros.

- Dores no abdomem
Elas são causadas basicamente porque a pessoa está se esforçando além do que ela consegue.

A dor no fígado (lado direito-central) ocorre porque o fígado é um orgão esponjoso que retem uma boa quantidade de sangue. Em momentos de necessidade ele pode "liberar" esse sangue para o resto do corpo. Quando não se tem mais sangue para liberar, o fígado dói.

A dor no baço (lado esquerdo) acontece pelo fluxo sanguineo pelo órgao. Ele também "libera" sangue e tem a funçao de destruir os glóbulos vermelhos velhos.

Há ainda uma terceira dor que vem do diafragma, causada pela falta de sangue nele. Geralmente é provocada por uma respiração erronea.

De qualquer maneira, a dor pode ser aguentada por um certo periodo de tempo mas nao se deve exagerar. Para fazer a dor parar é so diminuir o ritmo. Massagear o local também ajuda.

- Nos intervalos de descanso NUNCA fique sem fazer nada. Você não pode sair de um momento intenso a um momento "vazio", principalmente ao repetir o ato várias vezes. Nos intervalos de intensidade o coração é sobrecarregado, nos intervalos de descanso ele deve relaxar. Um contraste muito grande pode prejudicar o coração. Da mesma forma que aquecer e esfriar uma barra metálica várias vezes vai causar a ruptura desta. Então, por exemplo, se você estiver correndo em intensidade máxima, seu descanso vai ser um trote leve ou andar.

- AQUEÇA e alongue antes de começar a fazer qualquer coisa. O aquecimento deve consistir de um trote leve ou caminhada. Muito mais importante que o aquecimento, DESAQUEÇA! Após ter terminado seus tiros, fique um tempo andando. Eu sei que você não está conseguindo sentir suas pernas... mas ande. Você vai agradecer no dia seguinte.

Treinos de Intervalo - O método Tabata
O método Tabata é muito simples. 20 segundos de esforço máximo e apenas 10 segundos de descanso. Repetidos de 6 a 8 vezes.

Você deve estar pensando "onde que você li algo parecido...". Não precisa ir procurar poir isso é exatamente o que o Guerrilla Cardio (GC) sugere. Porém o GC vai além ao sugerir até 10 tiros.

Primeiro de tudo, o metodo ganhou o nome de seu pesquisador: Izumi Tabata, Ph.D., Instituto Nacional de Saúde & Nutrição, Tokyo, Japão.

Dr. Tabata fez um estudo em que jovens atletas de faculdades usaram bicicletas ergométricas com 20 segundos de tiros e 10 segundos de descanso. Desse estudo veio a afirmação "(6 a 8 intervalos pesados de 20 segundos com 10 segundos de descanso) pode ser um dos melhores protocolos de treino", feita pelo Dr. Tabata.

Então, para comparação, ele fez outro estudo, similar ao anterior, que se tratava de dois protocolos. Estes variavam em três maneiras: duração do intervalo, intensidade e descanso entre tiros. O protocolo 1E1 foi o mesmo do estudo anterior: após um aquecimento de 10 minutos, cada sujeito fez uma série de 6-7 tiros de 20 segundos à aproximadamente 170% de seu VO2max, com 10 segundos de descanso. O protocolo 1E2, mais intenso e longo, consistia de 4-5 tiros de 30 segundos à aproximadamente 200% do VO2max, com 2 minutos de descanso.

Embora o grupo 1E2 tivesse tiros mais longos e um tempo maior de descanso o estresse aeróbico e anaeróbico foi muito menor que o máximo possível. Já o grupo 1E2 teve as capacidades aeróbicas e anaeróbicas estressadas ao máximo.

O estudo original, que usava o protocolo 1E1, registrou avanços aeróbicos e anaeróbicos impressionantes. Considerados um dos maiores já vistos na ciencia de exercícios. Um aumento de 14% do VO2max e 28% da capacidade anaeróbica, tudo isso em 6 semanas.

O segredo do protocolo 1E1 está no tempo de descanso. Ao ter um tempo de descanso muito maior o protocolo 1E2 permitia que o uso de oxigenio abaixasse significativamente entre os tiros. O protocolo 1E1 estressou o sistema aeróbico de modo que o curto tempo de descanso permitia apenas uma leve recuperaçao, assim o uso de oxigenio era maior a cada tiro sendo que o ultimo tiro chegava ao máximo da capacidade aeróbica.

O mesmo foi verdadeiro para o sistema anaeróbico. O longo período de descanso de 1E2 não permitiu que o lactato se acumulasse e permitiu que a ressíntese de fosfocreatina ocorrese. Novamente os curtos períodos de descanso de 1E1 permitiram que o deficit de oxigenio se acumulasse a cada tiro chegando à capacidade anaeróbica máxima no fim do exercício.

O protocolo 1E1 é fisicamente e psicologicamente estressante. Foi inventado para treinar o sistema cardiovascular dos melhores skatistas japoneses e estes "Deitão no chão após o treino.". O próprio Dr. Tabata duvidou que muitas pessoas se sentiriam empolgadas para fazer um exercício desses.

Conclusão

Você queima gordura, aumenta o potencial para manter (ou aumentar) a massa muscular, ganha a capacidade de correr pela sua vida quando necessário e não atrapalha seu treino na academia.

Parece uma maravilha até você tentar. Passar do 5o tiro é difícil.... e então você não conta os tiros mas sim quantos tiros faltam pra acabar.

Putz, até parece propaganda =))

http://forum.esporte.uol.com.br/hiit-hig...c_t_521814
[+]
  •
Responder
Fúria
Curioso

05-03-2013, 04:27 PM
(05-03-2013, 04:07 PM)Mandrake Escreveu: Se eu fizer esse treino eu perco tudo que eu ganhei... fico magrelo de novo.

Então Mandrake parece que a sacada desse treino ai é justamente não perder massa magra e sim acelerar o processo de queima de gordura! Por enquanto eu to me informando e correndo aos poucos pra melhorar o cardio, daí vou ver se entro nesse treino ai pra perder o que restou da pancinha!
[+]
  •
Responder
Offline John Romano
05-03-2013, 04:38 PM
(05-03-2013, 04:07 PM)Mandrake Escreveu: Se eu fizer esse treino eu perco tudo que eu ganhei... fico magrelo de novo.

O pior é que não, cara. Se for olhar bem, o treinamento clássico de musculação (séries intensas e descanso entre séries) nada mais é do que um tipo de treino intervalado. É um conceito que pode ser usado pra dar um up tanto no condicionamento aeróbico, quanto no treino pra hipertrofia.
Basta ver a diferença entre a musculatura de um maratonista e de um corredor de curta distância.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
Tópicos: 142
Curtido: 68 vezes em 58 posts
05-03-2013, 04:53 PM
(18-01-2013, 06:56 PM)John Romano Escreveu: Um bom treino intervalado, com altíssima intensidade e meticulosamente planejado é muito mais produtivo que aquele treino "longão" e chato.
Meu rendimento na corrida e na bike melhoraram muito depois que eu passei a fazer treinos assim.
Melhor coisa que fiz foi comprar um frequencímetro. Mesmo um modelo baratinho já é uma mão na roda!

Importante esse detalhe. Pode livrar um desavisado de uma parada cardíaca.
[+]
  •
Procurar
Responder
Fúria
Curioso

05-03-2013, 04:56 PM
(05-03-2013, 04:38 PM)John Romano Escreveu:

O pior é que não, cara. Se for olhar bem, o treinamento clássico de musculação (séries intensas e descanso entre séries) nada mais é do que um tipo de treino intervalado. É um conceito que pode ser usado pra dar um up tanto no condicionamento aeróbico, quanto no treino pra hipertrofia.
Basta ver a diferença entre a musculatura de um maratonista e de um corredor de curta distância.

É então, foi justamente isso que me chamou a atenção logo no primeiro artigo, eles usam os exemplos dos corredores de curta distância e faz todo sentido mesmo!

(05-03-2013, 04:53 PM)Gekko Escreveu:
(18-01-2013, 06:56 PM)John Romano Escreveu: Um bom treino intervalado, com altíssima intensidade e meticulosamente planejado é muito mais produtivo que aquele treino "longão" e chato.

Sem dúvida nenhuma, lembrando sempre que a pessoa precisa primeiro sair do sedentarismo e ir pegando um certo ritmo pra "acostumar" coração e pulmões antes de qualquer treino mais forte.
[+]
  •
Responder
Offline John Romano
05-03-2013, 05:23 PM
(05-03-2013, 04:53 PM)Gekko Escreveu:

Pois é. Nem precisa pagar uma fortuna naqueles Garmin ou Polar.
Peguei esse modelo numa promoção do site da Centauro e tem me atendido perfeitamente bem, além de incrementar bastante meu rendimento.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Traveller
Travel The World
**
Tópicos: 32
Curtido: 1 vezes em 1 posts
05-03-2013, 05:32 PM
Este exercício é bom para ganhar massa muscular ou não? Cada vez me sinto mais confuso.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Mandrake
Veterano
05-03-2013, 06:12 PM
Furia, John, Ah bom! Se é assim, sim...
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline John Romano
05-03-2013, 06:40 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 05-03-2013, 06:46 PM por John Romano.)
(05-03-2013, 05:32 PM)Traveller Escreveu: Este exercício é bom para ganhar massa muscular ou não? Cada vez me sinto mais confuso.

Confrade, dessa vez vc ta confundindo as coisas. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

O HIIT não é um exercício, mas sim um protocolo de treinamento voltado ao aumento do condicionamento e do desempenho atlético. Costuma ser utilizado por atletas pra melhorar o desempenho de exercícios aeróbicos como corrida, nado, pedal, etc.

Já a tal massa muscular se ganha com hipertrofia.
Pra se conseguir hipertrofia, deve-se atentar para o tripé [Exercícios progressivamente mais duros ou pesados] + [Dieta adequada] + [Descanso]. Sem estímulo, sem crescimento. Sem dieta equilibrada, sem crescimento. Sem descanso, sem crescimento. Por isso é que "academia" é um negócio tão foda.

É possível que exercícios aeróbicos seguindo o protocolo HIIT te deixem mais musculoso? Sim, mas apenas aqueles músculos exigidos durante o treinamento é que sofrerão os efeitos da hipertrofia. Mas deve-se sempre ter em mente que aeróbicos podem ser extremamente extenuantes e proporcionam um gasto calórico gigantesco, coisa que alguém que quer "crescer" não pode nem pensar em fazer.

Na dúvida, melhor pensar primeiro no objetivo ("crescer", correr mais rápido, nadar mais longe, etc) e só depois fazer os exercícios adequados, na metodologia que o seu condicionamento permitir.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Mandrake
Veterano
05-03-2013, 06:55 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 05-03-2013, 06:55 PM por Mandrake.)
To refletindo aqui no que vc escreveu John.

Po, apesar de eu ter baixa estatura, e até pouco tempo, baixa força muscular, eu sempre fui muito agil, rapido e de um sistema nervoso incrivel. No que diz respeito a recuperação do cansaço.

Sempre fui um cara que podia praticar qualquer esporte bem regular, com relação à disponibilidade fisica, tecnica e habil. (basquete, volley, futebol, hockey, handball, karete, taekwondo...)

Tempos de hj, mais hipertrofiado, com mais força e resistencia muscular, meu desempenho melhorou 200%. Eu fico pensando se eu tivesse disciplina qdo adolescente, poderia ser um atleta nivel olimpico, ou um jogador de futebol de quilate europeu. Mas como nessa epoca eu não ligava muito para disciplina e regras, perdi a oportunidade.

Atualmente eu bato minha bola aos fds, e digo que sou um dos destaques do pessoal que jogo (e o nivel do pessoal é bom), e quando perguntam minha idade, eu digo q estou com 31, os caras desacreditam, ficam perplexos e dizem: "Como?!?!?!" "Vc é pequeno, cara de jovem, incansável, como que vc tem 31 anos! não é possivel! "

Negada pira, desacredita e acham que eu tenho 20 anos.
[+]
  •
Procurar
Responder
Páginas (2): 1 2 Seguinte »

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo