• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Mulheres/Feminazismo/Relacionamentos Geralzão da Real Comportamento na hora de dar conselhos
  • 1 votos - 4 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Comportamento na hora de dar conselhos
Offline Tiago
Veterano
Tópicos: 20
Curtido: 2 vezes em 2 posts
Posts que curtiu: 0
09-03-2013, 03:50 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 09-03-2013, 03:59 PM por Tiago.)
Olá confrades! Tomo a liberdade de criar um tópico para trocar experiências sobre a arte de dar conselhos!

Como já comentei em outras ocasiões, eu não vejo problema em haver amizade entre homens e mulheres. O meu próprio circulo social (colégio, universidade, estágio e pós-graduação) foi composta por mulheres em sua maioria.

O grande perigo para os conhecedores da Real é a realidade da Friendzone, cuja premissa é ter uma mulher aproveitadora somado a um homem capacho com interesses românticos. É necessária a mistura desses dois elementos, que infelizmente é comum, para causar todo aquele transtorno romântico-emocional da qual muitos já passaram nos momentos de matrix.

Até entendo que o trauma por causa dessa situação pode ocasionar em uma repulsa por amizade feminina, mas ao meu ver se não há a junção das duas variáveis (mulher aproveitadora e homem capacho), não haverá a formação da Friendzone.

Se a mulher não for aproveitadora em relação aos amigos, ela estará disposta a retribuir ajuda. Haverá uma troca de favores, característica típica da amizade.

A outra variável, o homem não ser capacho, também anulará a formação da Friendzone. Podemos colocar como exemplo prático os conhecedores da Real, do quais não aceitarão ser explorados pela mulher e que, ao menor indício de exploração e sacanagem, simplesmente irá se afastar da malandra. Aqui o que vale é o respeito próprio. O homem que por ventura faz favores, mas na hora que precisa é deixado na mão, irá, racionalmente, se afastar por conta de tamanho mau agradecimento.

Tendo em vista o contexto de amizade, uma prática bastante comum é o aconselhamento. Quando um amigo pede um conselho para outro. É sobre isso que o texto irá tratar.

Antes de entrar no aconselhamento em si, gostaria de fazer uma distinção entre dois conceitos que usarei nesta análise, pois julgo ser necessário para elucidá-la melhor: a diferença entre conselho e confindência.

O conselho que aqui irei tratar é esporádico, para situações realmente complicadas e angustiantes, aquele momento em que a pessoa denota que precisa da visão de alguém externo para resolver seus problemas internos.

A confindência seria aquela atitude típica de Friendzone da qual a mulher faz uso. Ela procura transformar o homem em miguxo, um confidente. Compartilhará segredos e pedirá conselho para os assuntos mais triviais.

Quando confidente, você emitirá conselhos! Contudo, repare que não é necessário ser confidente para a emissão de um conselho.

A minha postura quanto a conselhos é simples. É o método dos essênios.

A primeira regra é só dar conselho a quem realmente pede por eles. Escutar o problema e dar sua opinião sobre a situação e dizer o que você faria nessa situação e até mesmo, se você não for de grande ajuda, ser humilde e reconhecer que não pode ser de grande ajuda no caso.

A segunda regra é que após emotido o conselho, ter a postura de missão cumprida. Pronto! Sua parte está feita.

A terceira regra e que julgo a mais importante e que na verdade é uma consequência da segunda: não se meter na situação! Limite-se a dar o conselho e pronto! Quando a pessoa se intromete onde não é chamada, acabará sobrando para ela. Você estará comprando problemas que não são seus.

Então é uma situação até simples. A pessoa lhe pede um conselho, você o dá se puder e depois cabe a pessoa decidir se seguirá ele ou não. Fazer mais do que isso é pedir para adicionar mais problemas aos que você comumente já tem.

Aliado ao conselho, há o "toque", que é mais rápido, simples e direto. Está ação esta associada à filosofia: 'quem avisa amigo é'. É quando por força da amizade você se intromete de maneira rápida, descompromissada e direta: 'eu não faria isso se fosse você' ou 'vai dar merda' ou 'eu não me metia nisso se fosse você'.

Repare que o "toque" não precisa que a primeira regra do conselho seja válida. Isso é porque o "toque" é geralmente dado quando a pessoa já está decidida a fazer tal coisa. Já o conselho não. Ele é pedido justamente por causa da indecisão de uma pessoa.

Se ocorrer da pessoa já estar decidida sobre alguma questão, mas vier com o papo de 'você não acha?', ou seja, pedindo por um conselho de forma indireta. Fique alerta! A pessoa já se decidiu e procura apenas por uma afirmação. Recomendo que em casos assim você educadamente diga: 'prefiro não me meter nessa situação' ou 'faça como você achar melhor'.

Da minha experiência particular, digo que esta postura dos essênios me livra de muitos problemas e ao mesmo tempo faz com que você seja respeitado, contudo é necessário ter paciência. Geralmente meus conselhos e toques são ignorados e a pessoa acaba se ferrando por causa disso. Cansei de dizer 'eu avisei'.

Há casos, conforme já alertei, que tudo o que se procura é terceirizar a culpa. A pessoa usa o conselho como pretexto para pedir favor e incluir você no problema para que depois a culpa possa recair sobre você, que inicialmente não tinha nada a ver com a situação. Não se sujeite a isso.

Também é de extrema importância não ficar chateado se a pessoa optar por não seguir seu conselho. Lembre-se da terceira regra! A pessoa seguirá o conselho se quiser. Trata-se de respeito à liberdade alheia. A semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória. Colhemos o que plantamos, então não vá plantar no sítio do vizinho, senão o vizinho vai querer te culpar pelos problemas dele.

Se você for um bom conselheiro, não acho que deva jogar esse dom fora por ter receio de cair numa Friendzone. Seja apenas pragmático. Não se envolva. Faça sua parte. Se a pessoa preferir ignorar suas dicas. O problema não é seu.

E quanto a vocês, caros confrades, como vocês se portam na questão de dar conselhos?
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Tiago Sorine
Beta Esclarecido
Tópicos: 84
Curtido: 22 vezes em 16 posts
09-03-2013, 04:15 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 09-03-2013, 04:15 PM por Tiago Sorine.)
(09-03-2013, 03:50 PM)Tiago Escreveu: A minha postura quanto a conselhos é simples. É o método dos essênios.

A primeira regra é só dar conselho a quem realmente pede por eles. Escutar o problema e dar sua opinião sobre a situação e dizer o que você faria nessa situação e até mesmo, se você não for de grande ajuda, ser humilde e reconhecer que não pode ser de grande ajuda no caso.

A segunda regra é que após emotido o conselho, ter a postura de missão cumprida. Pronto! Sua parte está feita.

A terceira regra e que julgo a mais importante e que na verdade é uma consequência da segunda: não se meter na situação! Limite-se a dar o conselho e pronto! Quando a pessoa se intromete onde não é chamada, acabará sobrando para ela. Você estará comprando problemas que não são seus.

Muito bom! A 2ª e 3ª regras eu concordo contigo. E é isso mesmo é dar um conselho e missão cumprida e não se meter caso a pessoa não siga. E outra coisa que levo em consideração é só dar conselhos qdo a pessoa pedir. Nem qdo a pessoa quiser conversar apenas eu estou dando conselho. Comecei apenas a escutar.

Quanto a 1ª regra, eu fiquei meio confuso, mas pelo que entendi vc dizer, é só dar o conselho a quem pedir certo? E reconhecer qdo vc não está em condições de ajudar, é isso? Pq como eu disse, geralmente qdo a pessoa quer conversar, eu, agora, apenas escuto. Se a pessoa perguntar "o que vc faria?" ou "o que vc me sugere?" aí sim daria uma opinião. É isso confrade?

É um terreno meio complicado pq a pessoa após ouvir sua sugestão pode fazer de acordo e aí acabar te culpando e não irá reconhecer a culpa dela, deixando de aprender o pq da sua falha!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Tiago
Veterano
Tópicos: 20
Curtido: 2 vezes em 2 posts
09-03-2013, 04:37 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 09-03-2013, 04:40 PM por Tiago.)
(09-03-2013, 04:15 PM)Sorine Escreveu: Quanto a 1ª regra, eu fiquei meio confuso, mas pelo que entendi vc dizer, é só dar o conselho a quem pedir certo? E reconhecer qdo vc não está em condições de ajudar, é isso? Pq como eu disse, geralmente qdo a pessoa quer conversar, eu, agora, apenas escuto. Se a pessoa perguntar "o que vc faria?" ou "o que vc me sugere?" aí sim daria uma opinião. É isso confrade?

É um terreno meio complicado pq a pessoa após ouvir sua sugestão pode fazer de acordo e aí acabar te culpando e não irá reconhecer a culpa dela, deixando de aprender o pq da sua falha!

Eu acho que o pedido tem que ser algo explícito, pois o conselho é na realidade um favor, não uma transmissão de responsabilidade. É para dar uma luz, não para ser um guia passo a passo.

Quando é desabafo, o melhor é ouvir mais e falar pouco. Neste caso, só dar conselho realmente se a pessoa pedir...

Sobre não dar o conselho é aquela coisa: às vezes você simplesmente não tem um conselho para determinada situação ou, dependendo do caso, acha melhor mesmo não opinar. É nesse tipo de situação que mesmo pedindo o conselho, você não o dá. Afinal, não estamos falando de uma obrigação, mas de um favor. É o caso de você se dispor a ajudar com um conselho, mas não tem conselho para dar.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Spectro
PUA da real.
Tópicos: 88
Curtido: 1,014 vezes em 573 posts
Posts que curtiu: 195
24-03-2014, 12:53 AM
Que tópico foda.
Digno de um GdR.
Sem ficar citando Wikipédia nem coisas super complexas.
Esse confrade ai deu uma sumida mas era um cara inteligente.
Eu gosto muito de falar da real assim, de forma bem simples e facilitada.
Desenterrando esse tópico pros confrades comentarem.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Burt Reynolds
Veterano
Tópicos: 42
Curtido: 1 vezes em 1 posts
28-03-2014, 07:23 PM
Conselhos... Eu já fui de dar, indiscriminadamente. Com o tempo, adotei a postura de ficar com os conselhos para mim. É bem simples, o indivíduo que julga precisar de conselhos pedirá pelos mesmos. Não gosto mais de me meter, até porque nunca se sabe como você vai ser interpretado. Havia esse stagiário na repartição, 21 anos, no começo da vida. Ao invés de estar estudando para algum concurso, vê os melhores anos indo embora porque está apaixonado por uma maluca que mora em outra cidade, namora com outro cara, mas vez ou outra liga pra ele para dizer "que sente falta dele e que um dia dará certo entre eles". No passado, eu dava conselhos para esse cara, dei a letra da Real. Entrou por um ouvido, saiu pelo outro. O estágio dele acabou, e um ano depois, na semana passada, reapareceu na repartição. Ele não tá estudando, mas está começando a abrir uma pequena lanchonete. Continua com a mesma história quanto a menina. Desta vez, eu dei, sim, um conselho, mas ao inverso - disse para casar logo e engravidá-la assim que possível. Tem gente que só aprende se fodendo mesmo, e para gente assim, é lenha!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Aquiles
Veterano
Tópicos: 25
Curtido: 3 vezes em 3 posts
Posts que curtiu: 7
28-03-2014, 08:10 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 29-03-2014, 08:59 PM por Aquiles.)
Realmente, tópico muito bom.

Como o Spectro falou, também acho que deveríamos instigar mais discussões assim aqui no fórum.

Conselhos, nunca havia parado pra pensar nisto, em uma "arte" ou método de dar conselhos.

Bom, sempre fui um pessoa muito aberta e muito sincera, ao passo que meus conselhos ao invés de serem apontamentos, mais pareciam um passo a passo do que a pessoa teria de fazer.

E também nunca tive muito a noção de não me envolver com a situação, ou não ficar repetindo conselhos, etc. exatamente o inverso do que o Thiago prega aqui.

Mas de uns tempos pra cá tenho sido um pouco mais neutro e bastante reflexivo nestas questões de aconselhar. Acredito que as dicas do tópico serão bem úteis.

O bom é que tu sabendo dar conselhos, também fica mais criticista na hora que tiver de receber ou pedir um. Cool
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Elvis Presley
Búfalo
**
Tópicos: 34
Curtido: 0 vezes em 0 posts
28-03-2014, 11:59 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 29-03-2014, 12:00 AM por Elvis Presley.)
Velho as vezes da vontade de comentar e dar conselhos mais como sou novo e ainda muito inexperiente vou ficar calado e aprender com os confrades =(

Estudo dia todo , mais e melhor do que ficar comentando merda sem saber.
"Nossa maior fraqueza está em desistir. O caminho mais certo de vencer é tentar mais uma vez".
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Aquiles
Veterano
Tópicos: 25
Curtido: 3 vezes em 3 posts
Posts que curtiu: 7
29-03-2014, 08:58 PM
"up" novamente.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Brutus
Savoir Faire
Tópicos: 7
Curtido: 19 vezes em 18 posts
Posts que curtiu: 9
29-03-2014, 09:57 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 13-03-2015, 10:49 AM por Brutus.)
Muito bom o tópico.
Acho que a 1ª regra também é válida para opiniões, às vezes falo minha opinião sobre certos assuntos e acabo ficando com imagem de revoltado, machista(no significado detupardo), etc...
Estou trabalhando o modo indiferente, deixando os outros com aquela opinião limitada e que aprendam do pior jeito, pelo menos não trago problemas para mim.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline menezes
Búfalo
**
Tópicos: 6
Curtido: 0 vezes em 0 posts
30-03-2014, 04:40 AM
As vezes eu falo algumas coisas do tipo. Mas entre amigos meus pois compartilhamos interesses em comum, incluindo filosofia de vida em vários casos.

Aí rola umas discussões bem de boa.
[+]
  •
Procurar
Responder

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Conselhos realísticos para um encontro Tony Stark 76 38,253 14-08-2020, 06:04 PM
Última Mensagem: Tio Phill
  É chegada a hora de nos organizarmos? Wild 96 15,100 16-05-2020, 09:41 PM
Última Mensagem: Buffalo Ghost
  Ansiedade na hora do sexo com uma nova mulher jackblack 37 4,983 01-03-2020, 02:19 PM
Última Mensagem: TheShowOFF
  [Reflexão] Quando reagir e quando dar no pé? Wild 17 2,340 29-04-2019, 10:07 PM
Última Mensagem: Gorlami
  Projeto de lei que criminaliza a misoginia pode dar fim ao masculinismo no Brasil PODER-MASCULINO 35 6,071 26-12-2018, 03:19 PM
Última Mensagem: Papa Mike

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2026 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo